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Cambagem

que é cambagem e quando fazer no seu carro
O objetivo da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem.
Isso aumentará a vida útil do pneu e evita alterações na dirigibilidade do veículo.
Por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção “folgada”, dando a impressão de mais leveza, mas também tem a sensação de que o carro parece “dancar”, como as rodas  estão voltadas para fora, o contato da banda de rodagem com o solo é menor, logo a resistência causada pelo atrito também a má notícia é que o desgaste do pneu fica na parte interna dos pneus e não de maneira uniforme como deveria ser e a troca dos pneus será inevitavelmente mais rápida.
A boa notícia é aqui na Auto Center Veleiros existem máquinas e técnicos especializados que realizam esta cambagem e identificam qual o grau de inclinação das rodas e como corrigi-las, tomo muito cuidado  com empresas que possuem somente a máquina onde a verificação é somente manual, certifique-se da idoneidade da empresa, o problema nunca esta na máquina, seja ela manual ou digital e sim em sua operação, aqui na Autocenter Veleiros você pode ter a certeza da honestidade e da certeza do melhor serviço nesta área.

O que é cambagem?
É o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus. É importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo, e deve ser o mesmo nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem a função de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Para que você possa analisar a cambagem do seu carro, a ilustração abaixo mostra de forma exagerada a deformidade das posições dos pneus. Existem três tipos, veja:

Cambagem positiva: os pneus estão voltados para fora do carro;

Cambagem negativa: os pneus estão voltados para dentro do carro;

Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.

Você pode verificar como está a cambagem do seu carro agora mesmo! Olhe a parte da frente do seu veículo, os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto, ou seja, 90º, este seria o ângulo ideal, pois um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.

As grandes maiorias dos veículos não possuem regulagem de cambagem, há casos em que estão fora dos padrões de fábrica. Nesse caso, alguns mecânicos podem utilizar as ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, porém tome cuidado! O uso delas é muito comum, no entanto não deve forçar os rolamentos de roda ou estruturas maciças dos amortecedores, pois existem ferramentas especiais para isso.

 

Quando fazer Cambagem?

A resposta é simples! Se você transita por vias que tem muitos buracos, às vezes é inevitável cair em um deles e, é ai que essas alterações no ângulo acontecem. Tanto pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso. E principalmente por molas defeituosas, desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de camber volte ao indicado pelo fabricante. O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado.

É importante também, sempre observar o comportamento do seu carro, por exemplo, ao estado das molas, pois se estiverem “cansadas” a suspensão irá trabalhar de forma irregular.

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