Home / Serviços / Limpeza de Bico

Limpeza de Bico

Os bicos injetores são peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo. Eles são pequenas válvulas de acionamento elétrico e têm a função de assegurar a dosagem correta de combustível que o motor precisa. Mas, apesar da importância, a limpeza desse item não precisa ser realizada com frequência. A manutenção dos bicos da injeção eletrônica só deve ser realizada quando existir um grande acúmulo de sujeira.

Revisar o motor do carro no tempo certo é a saída para evitar a limpeza das válvulas injetoras(foto: Jarbas / DP) Revisar o motor do carro no tempo certo é a saída para evitar a limpeza das válvulas injetoras

O funcionamento desse sistema se dá através da quantidade certa de combustível passada ao motor para acontecer a combustão. A injeção das minúsculas gotas acontece através dos orifícios dos bicos que são extremamente pequenos. Por causa disso, pequenas sujeiras podem obstruir os condutores. Essas impurezas podem entupir parcial ou totalmente os injetores, prejudicando a saída do combustível para o motor, o que pode causar aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.

O ideal, ao invés de limpar os bicos injetores, é que o condutor aposte na manutenção preventiva. Substituir o filtro de combustível regularmente (a cada troca de óleo) e abastecer em postos de confiança podem fazer com que o motorista não precise sequer realizar a limpeza dos bicos. Mas, em alguns casos, é bom dar uma checada no equipamento.

WhatsApp chat